AS OBRAS PODEM SALVAR?
Temos observado alguns irmãos,
pregadores da palavra, negando a eficácia
da obra do amor ao próximo, que Cristo
mandou em todos os livros do Novo
Testamento, anunciando que as obras de
caridade não salvam, fundamentados na
carta do Apóstolo Paulo aos Efésios 2.8, 9
onde está escrito: Porque pela graça sois
salvos, por meio da fé, e isto não vem de
vós, é dom de Deus. Não vem das obras
para que ninguém se glorie.
A palavra afirma com cristalinidade, que
as obras que não podem salvar são as
obras que procedem da lei de Moisés.
Notem:
Carta aos Romanos 3.20, 28 – Nenhuma
carne será justificada diante dele pelas
obras da lei, porque pela lei vem o
conhecimento do pecado. Concluímos que
o homem é justificado pela fé sem as
obras da lei.
Carta aos Gálatas 2.16, diz: Sabendo que
o homem não é justificado pelas obras da
lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos
também crido em Jesus Cristo, para
sermos justificados pela fé em Cristo, e
não pelas obras da lei, porquanto, pelas
obras da lei nenhuma carne será justificada.
A palavra nos dá a certeza que ninguém
será justificado pelas obras da lei de
Moisés, as quais não tem nenhum vínculo
com o amor ao próximo, o qual não é
outro, senão a obra da caridade, que o
Senhor Jesus mandou em todos os livros
do Novo Testamento, e se fosse de outra
forma a palavra do Senhor seria
contraditória.Vejamos:
Carta Universal do Apóstolo Tiago 2.14 a
18: Meus irmãos que aproveita se alguém
disser que tem fé e não tiver obras?
Porventura a fé pode salvá-lo? E , se o
irmão ou irmã estiverem nus, e tiverem
falta de mantimento cotidiano, e algum de
vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos,
e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas
necessárias para o corpo, que proveito
virá daí? Assim também, a fé, se não tiver
as obras, é morta em si mesmo. Mas dirá
alguém tu tens a fé e eu tenho as obras,
mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e
eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Estudo 2
Pergunta: "A salvação é somente pela fé ou pela fé mais as obras?"
Resposta: Esta talvez seja a mais
importante pergunta em toda a Teologia
Cristã. Esta pergunta motivou a Reforma:
a separação entre a igreja Protestante e a
igreja Católica. Nesta pergunta está a
diferença crucial entre o Cristianismo
Bíblico e a maioria dos cultos “Cristãos”. A
salvação se dá somente pela fé ou pela fé
mais as obras? Sou salvo apenas por crer
em Jesus ou tenho que crer em Jesus e
fazer certas coisas?
A questão da fé somente ou fé mais as
obras se faz difícil por causa de algumas
passagens bíblicas de difícil correlação.
Compare Romanos 3:28, 5:1 e Gálatas
3:24 com Tiago 2:24. Há quem veja uma
diferença entre Paulo (a Salvação é
somente pela fé) e Tiago (a Salvação é
pela fé mais as obras). Na verdade, Paulo
e Tiago, de maneira alguma, discordam
entre si. O único ponto de discordância
que alguns afirmam existir é a respeito da
relação entre fé e obras. Paulo
dogmaticamente diz que a justificação se
dá somente pela fé (Efésios 2:8-9)
enquanto Tiago aparentemente está
dizendo que a justificação é pela fé mais
as obras. Este aparente problema é
resolvido ao examinarmos com precisão
sobre o que discorre Tiago. Tiago está
negando a crença de que a pessoa possa
ter fé sem produzir quaisquer boas obras
(Tiago 2:17-18). Tiago está enfatizando o
argumento de que a fé genuína em Cristo
produzirá uma vida transformada e boas
obras (Tiago 2:20-26). Tiago não está
dizendo que a justificação se dá pela fé
mais as obras, mas, ao invés disso, diz
que a pessoa que é verdadeiramente
justificada pela fé produzirá boas obras
em sua vida. Se uma pessoa afirma ser
crente, mas não produz boas obras em sua
vida - então ela provavelmente não tem fé
genuína em Cristo (Tiago 2:14, 17, 20, 26).
Paulo escreve o mesmo. O bom fruto que
os crentes devem produzir em suas vidas
é citado em Gálatas 5:22-23. Logo depois
de nos dizer que somos salvos pela fé, não
por obras (Efésios 2:8,9), Paulo nos
informa que fomos criados para as boas
obras (Efésios 2:10). Paulo espera tanto
de uma vida transformada quanto Tiago.
“Assim que, se alguém está em Cristo,
nova criatura é; as coisas velhas já
passaram; eis que tudo se fez novo” (II
Coríntios 5:17)! Tiago e Paulo não discordam em seus ensinamentos sobre a
salvação. Eles abordam o mesmo assunto sob diferentes prismas. Paulo
simplesmente enfatizou que a justificação
vem somente pela fé enquanto Tiago
enfatizou o fato de que a fé em Cristo
produz boas obras.