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colossenses 2: 16-17 vz o sabado

colossenses 2: 16-17 vz o sabado

Em Colossenses 2:16-17, o Apóstolo Paulo declarou: “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo”.

a pergunta é: esse texto esta dizendo que o sabado foi abolido ou não é necessario guarda o sabado? 

se esse texto falasse que não é necessário então iria contradizer todos estes outros: 
-Jesus reconheceu a vigência do sábado após sua morte pois o que ele profetizava era uma destruição no ano 70 DC(mateus 24:20). 
-Jesus até na sua morte descansou no Sábado, Depois da morte de Jesus os discípulos e ate sua mãe continuaram guardando o sábado(Lucas 23:56). 
-A lei permanecerá para todo o sempre Salmos 111: 7-8. 
A interpretação de que Colossenses está anulando a lei do Sábado está errada pelas seguintes razões: 
1) A Lei de Deus, mesmo não sendo o meio de salvação (somos salvos pela graça – Efésios 2:8, 9), é o padrão de conduta para todo crente que está sendo santificado pelo Espírito Santo: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos”. Efésios 2:10.

claramente o verso de Efésios diz que não somos salvos pelas obras, mas para praticarmos boas obras. É por isso que Jesus diz que o cristão é “o sal da terra” e a “luz do mundo” (Mateus 5:13, 14). Sem obras, não podemos “dar sabor” (propósito do sal) à vida das pessoas e nem “iluminá-las”; 
2) A Lei é o padrão de julgamento porque indicará se a nossa fé nos transformou ou não: “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez”. Apocalipse 22:12. “Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade”. Tiago 2:12. “Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta”. Tiago 2:17. “Aquele que diz: ‘Eu o conheço’, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele”. 1 João 2:4. “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”. João 14:15. Os anjos não são oniscientes como Deus e, por isso, precisam ver (assim como as pessoas a quem testemunhamos) que realmente aceitamos a Jesus e que vivemos como Ele viveu (1 João 2:6). 
3) Sendo o padrão do julgamento divino e um reflexo do caráter amoroso dEle, a Lei é eterna: “Há muito aprendi dos teus testemunhos que tu os estabeleceste para sempre”. Salmo 119:152. “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra”. Mateus 5:17, 18 (Palavras de Jesus ). “Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei”. Romanos 3:31. 
Agora qual a explicação deste texto, existem duas vertentes: 
1- Fala dos Sábados cerimoniais que apontavam para a vinda do messias: 
1.º Sábado Cerimonial. Pães Asmos (Início) – 15.º dia do mês de Nissan - Levítico 23:6-8 
2.º Sábado Cerimonial. Pães Asmos (Término) – 21.º dia do mês de Nissan 
3.º Sábado Cerimonial. Primícias – 06.º dia do mês de Sivan - Levítico 23:15-21 
4.º Sábado Cerimonial. Trombetas – 01.º dia do mês de Tishrei - Levítico 23:23-25 
5.º Sábado Cerimonial. Expiação – 10.º dia do mês de Tishrei - Levítico 23:26-32 
6.º Sábado Cerimonial. Tabernáculos (Início) – 15.º dia do mês de Tishrei - Levítico 23:33-36 
7.º Sábado Cerimonial. Tabernáculos (Término) – 22.º dia do mês de Tishrei 
2- Paulo pode estar falando contra a observância do Sábado de forma fanática como os judeus faziam. 
Vários comentaristas bíblicos como: Albert Barnes-presbiteriano, Adam Clarke- metodista, Jamieson, Fausset e Brown) coincidem que esta passagem não esta abolindo o sábado de jeito nenhum. Já que Paulo não seria louco de guardar o sábado num território pagão (Atos dos Apóstolos 16:13) e depois abolir ele em Colossenses.

 

 A explicação do mundo evangélico é que este seria um poderoso texto no argumento de que a guarda do sábado foi abolida com o advento do cristianismo. Uma análise da história do cristianismo mostraria que os cristãos primitivos guardavam o sábado. 
A Bíblia por ser a palavra de Deus, deve se bastar por si mesma. Assim, ela deve conter a explicação de Colossenses 2:16 em algum texto inspirado anterior ou posterior. 
A expressão de Colossenses 2.16 “dias de festa’ se relaciona com os feriados anuais ou sábados cerimoniais denominados dias de festa”: “São estas as festas fixas do Senhor, que proclamareis para santas convocações, para oferecer ao SENHOR… (Lv 23.37).” 

“Em Números 28 encontramos os holocaustos para os dias de sábados (semanais), para as luas novas (mensais) e dias de festa (anuais) nos seguintes versículos: “… no dia de sábado dois cordeiros de um ano, sem mancha… Holocausto é do sábado em cada semana…” (v. 9,10) “E as suas libações serão a metade… para um bezerro… este é o holocausto da lua nova de cada mês, segundo os meses do ano.” (v. 14) “Porém no mês primeiro, aos catorze dias do mês, é a páscoa do Senhor; E aos quinze dias do mesmo mês haverá festa; sete dias se comerão pães asmos.” (v. 16,17). 

1 Cr 23.31: “E para cada oferecimento dos holocaustos do Senhor, nos sábados (cada semana), nas luas novas (cada mês) e nas solenidades (cada ano) por conta, segundo o seu costume, continuamente”. 

2 Cr 2.4: “Eis que estou para edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para o pão contínuo da proposição, e para os holocaustos da manhã e da tarde (cada dia), nos sábados (cada semana) e nas luas novas (cada mês) e nas festividades do Senhor nosso Deus… (cada ano).” 
O texto cabal que prova o que Paulo queria dizer em Colossenses é 2 Crônicas 8:13: 

“E ISTO SEGUNDO O DEVER DE CADA DIA, OFERECENDO SEGUNDO O PRECEITO DE MOISÉS, NOS SÁBADOS (CADA SEMANA) E NAS LUAS NOVAS (CADA MÊS), E NAS SOLENIDADES (CADA ANO), TRÊS VEZES NO ANO. 

Dessa maneira, a admoestação de Paulo é para aqueles que continuavam fazendo sacríficios de animais, libações e incensos nos dias designados. Eles lhes lembrava que tudo isso era sombra, e que a realidade era Cristo. Interessante é o fato de o Apóstolo dizer que ninguem deveria julgar essas pessoas. Se elas queriam continuar com estas festividades, tudo bem, desde que entendessem que o Messias já tinha vindo. 

O texto não trata da validade da festa de lua nova, (Sábado mensal) do Pentecostes (Anual) ou mesmo do sábado do sétimo dia (semanal). Ele trata do que era feito nesses dias: sacrificios e cerimônias que apontavam para Cristo e que não eram um fim em si mesmas (como acreditam até hoje os judeus não convertidos). 

O próximo versículo da carta aos Colossenses demonstra que o problema não era apenas a continuação das ofertas no Templo, mas o SINCRETISMO do Judaísmo com o Paganismo, que poderia corromper o nascente Cristianismo: 

(Colossenses 2:18) – Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, [...] 

Sobre esta extranha “humildade”, Paulo explica: 

(Colossenses 2:23) – As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. 

Essa humildade seria a disciplina do corpo como meio de alcançar a salvação. Paulo se referia a vida asceta, a proibição de se alimentar ou mesmo as técnicas budistas/ hindus como meio de alcançar o “nirvana” ou iluminação interior. 

A carta de Paulo aos Colossenses é uma de suas cartas mais difíceis de interpretar. Pedro declara que já era dificil em sua época e quanto mais para nós que vivemos 20 séculos depois! 

(II Pedro 3:16) - Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.